Por muito clichê que possa parecer, Casablanca é o meu filme favorito. Sei que pareço um papagaio a dizer isto mas para ser muito sincero não podia dar outra resposta. Aposto que ficaria bem melhor considerar como o melhor filme de todos os tempos qualquer obra do François Truffaut ou qualquer outra coisa vinda do norte da Europa com um nome impronunciável e que ninguém alguma vez tivesse visto. Mas não dá. Adoro o Casablanca, o que é que querem que eu vos faça?

Pensei em que escrever um texto sobre o tema mas não dava. Sairia algo profundamente enfadonho com mais caracteres que a lista telefónica da linha de Sintra. Em vez disso decidi fazer uma meia-duzia. Sobre o filme e as partes que mais me marcaram. Até porque essa é uma das grandes características do filme. O facto de ser tão completo.

Se pudesse escolher apenas um filme provavelmente ficaria indeciso entre este, o Goodfellas, O Padrinho e Aventuras Anais 12. No entanto, a decisão final iria sempre cair sobre o clássico da Segunda Guerra Mundial. E porquê? Aquilo que Casablanca tem de extraordinário é o facto de ser tão completo. É o único filme que tem tudo e em muito bom. Comédia, acção, suspense, drama, sentido histórico e o inevitável romance, estão vivos e presentes nesta obra. É de tal maneira completo que me prende sempre do princípio ao fim.

Devido a tudo isto é-me muito dificil escolher algum momento em especial. Embora os haja e em grande quantidade referi aqui apenas alguns. Sei que muito irá ficar por falar mas para isso nada melhor que verem o filme e tirarem as vossas próprias conclusões.

Comments (1)

On 27 de novembro de 2009 às 17:15 , Sandra disse...

Faz parte da minha lista de filmes, convido-te a veres, ou melhor...leres:
http://sandrablogwithaview.blogspot.com/2009/06/os-filmes-da-minha-vida-suas-musicas-e.html

:)